Páginas

12 de abr. de 2008

Apresentação

Bom dia,boa tarde,boa noite conforme a hora em que estiverem a ler.


DADOS
Rodolfo Nogueira Dias,
20 anos de idade,
Residente no Brasil,
Aluno da PUC-Minas, curso Ciências Econômicas(Ênfase em Finanças),
Director Financeiro da PUC Consultoria Jr

Como já devem ter percebido pelo nome do blog (moz economics), este, irá conter assuntos puramente econômicos,reflexões, questões pertinentes, dúvidas, comparações e principalmente críticas e possíveis sugestões de soluções para Economia de Moçambique.
Esta necessidade surge primeiro com o percepção de como nossas atitudes como meros cidadãos hoje e futuros tomadores de decisão podem influênciar a massa que nos rodeia e caracterizar o futuro que nos espera após o amanhã; segundo, por estar a estudar economia e relacionar-me frequentemente com a temática, consigo visualizar o cenário em que nos enraizamos, fruto do sistema em nos encontramos,e que em vários momentos as ações ou a falta delas, divergem do meu sentido de progressão causando-me incertezas e insatisfatoriedade em diversos assuntos e áreas.
Nos meus próximos ‘’posts’’ irei me debruçar sobre o País em geral afunilando paulatimente sobre os assuntos que me penso serem importantes para o mesmo.
Irei procurar fazer comparações micro e macro econômicas entre economias já desenvolvidas procurando sempre a ajuda de números para clarear tal visão.
A periodicidade dos ‘’posts’’ será irregular pois primeiro irei colectar informações, organizá-las e só depois publicá-las.
O intuito deste blog é compartilhar conhecimentos, procurar novas visões ou visões mais apuradas, complemento ou divergências sobre os diversos temas.
Desde já agradeço pela visita e em breve estarei publicando o primeiro ‘’artigo’’.

13 comentários:

  1. Irmao primeiro por parabeniza-lo pela criatividade depois dizer k ta bala..passarei mais vezes mas infelismente nao sei como esta a andar a economia em nosso pais mas acredito k nos somos o futuro dela...

    Clovis Cardoso
    estudante de UNIVERSIDADE ESTATAL DE BELGORODE na Faculdade de Informatica e Economia...

    abracao

    ResponderExcluir
  2. Muito interesante brother!
    Forca!
    1

    ResponderExcluir
  3. ta muito interessante e criativo!!! gostei muito das tuas observações e acredito que vou aprender mto c o q vieres deixar aki!!
    a economia é a base de uma pais e é uma grande verdade que as decisoes economicas que mais tarde iremos tomar terao mto valor , ntao é necessario reflectir desde já o que se passa no nosso pais "Moçambique".

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber quais são os fatores mais importantes relacionados entre Economia e Preservação Ambiental? se possivel gostaria que respondesse, me e-mail é:lilianmaria17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Dias!
    Grande ideia a tua, positivo por pensares em ajudar, aconselhar a nossa economia...
    Forca na manutencao deste blog e informacao util (para ser sincero aprendi muito na leitura deste post, ehehhehe) e importante para o pais e para nos, os Mocambicanos...

    Nuno Albuququerque
    Bacharel em informatica de Gestao
    A politecnica - Maputo - Mocambique

    ResponderExcluir
  6. Dias...1 tas de parabens pela iniciativa logo se vê que tas empenhado em ajudar o nosso pais,kanto ao conteúdo ta recheiado mais criticar na parte onde nos fazes chegar a a ter duvida se realmente nós pensamos...pois por mais que haja ideia de investimento e criativas neste pais existem pessoas que pensam que se não sai das cabeças deles não sai da cabeça de ninguen e infelizmente essas pessoas tem grandes influencias neste pais que tu sabes comeh que funciona,força ai meu amigo
    continua nos abrindo visão com esse tipo de iniciativa
    parabens
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Rodolfo. Sugiro que coloques a opção para seguidores no blog. Vou adicionar na lista dos blogues que sigo. Muito parabéns, uma vez mais. Go ahead!

    ResponderExcluir
  8. @ Lilian, me perdoe pela demora.
    Muito obrigado pela sua questão!
    Não tenho muito conhecimento sobre Economia Ambiental porém, a cada dia este assunto passa a ter maior importância e discussão sobre a sustentabilidade na economia global.
    Sugiro que acesse o link que irei disponibilizar, onde reúne a contribuição dos melhores economistas brasileiros sobre a questão que coloca.
    (http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/economistas-pensam-sustentabilidade-596849.html?v=0#show)

    ResponderExcluir
  9. @ Vassilio, realmente criticar Moçambique não basta, as soluções são mais desafiadoras. Porém meu caro, difícil opinar sobre alguma problemática quando não existe transparência nos dados/políticas do Estado.
    Começo a notar grande esforço no sentido de divulgar informações de interesse geral, mas ainda temos um longo percurso pela frente.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. @ Momade,
    Muito obrigado meu caro. Estarei acolhendo a sua sugestão nos próximos dias.
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  11. Pela tua visita ao Reflectindo sobre Mocambique cheguei a este canto que tanto nos promete.

    Um abraco

    ResponderExcluir
  12. parabéns pela iniciativa..
    realmente há muita falta de material na net sobre a nossa economia.. força ai!!!

    ResponderExcluir

MozEconomics agradece. Participe sempre.