Páginas

24 de abr. de 2008

Utopia do desenvolvimento


É comum nos dias de hoje, ouvir-se nos meios de comunicação que agora em África, começa-se a notar um desenvolvimento visível e ainda, cria-se instantâneamente a idéia de uma possível futura ascensão econômica e hegemonia por parte de nós africanos. Identifica-se como causa o petróleo em África, em que a procura por suas jazidas e outros tantos minérios aumenta bruscamente para suprir os anseios e perspectivas insaciáveis das mega-indústrias dos ditos países do primeiro mundo, que procuram e disputam à liderança nos pólos de combustíveis que ditarão a capacidade e longevidade da mesma no mercado.

Esse assunto remete-me facilmente a um capítulo por nós vivenciado, não há muito tempo, capítulo esse, que ainda entristece o nosso íntimo, mas que se nós não enxergamos com outros olhos agora, iremos ser NOVAMENTE e ESTUPIDAMENTE enganados, saqueados até o último minuto e sem que nos apercebamos, iludidos, fazendo sempre o papel de coitados e vítimas da história.

Capítulo da expansão européia para África, que todos vocês muito bem conhecem, que tanto nossos ancestrais, como nossa terra foi brutalmente estuprada sem piedade e depois largada em choros que até hoje nós ouvimos e vemos quando nossos irmãos lutam entre irmãos devido à partilha arbitrária de África; quando num país com dimensões consideráveis,há falta de capacidade humana para poder ajudar no desenvolvimento, quando a fome nos assola de colheita à colheita e as doenças que antes não existiam, mas que no mundo de hoje matam-nos mais que no país de origem.

Esse jogo da economia global é sem dúvida a maneira mais moderna de exploração, em que os donos do capitalismo vêem África como abastecimento de suas maquinarias, e esses, alugam a nossa terra, implantam extractoras de tudo quanto é possível para sugar tudo que nos resta e vender a preços desproporcionais,que uma vez essencias para nós, pagamos o valor.

Porque será que esses investidores não constroem as fábricas em África?

Porque será que eles só agora é que vêem o potencial africano?

Dizem investir no país, enquanto a mesada que o nosso governo recebe é praticamente toda reinvestida em vias de escoamento da própria matéria-prima extraída, reinvestida em infra-estruturas para os trabalhadores das extractoras, em que os cargos de chefia pertencem todos aos estrangeiros, e alguém me diga que desenvolvimento intangível é esse, em que o investimento circula apenas em redor da matéria-preciosa?

Será que Europa e América são ingênuos ao ponto de quererem perder os seus clientes favoritos??

Vamos investir na educação, saúde, vias de comunicação, saneamento porque quando acabarem de fazer o trabalho ficaremos novamente largados, sem saber como manter o país erguido,mantendo o caminho em frente.Criemos leis e contratos que nos beneficiem, pois a matéria é nossa e é escassa, nós é que devemos ditar as regras, não deixar com que eles façam o preço e nos vendam 10 vezes mais caro.

Eles nos iludem enchendo o nosso ego com ar, pois o capital que gira em torno desses projectos é todo enviado de volta para as suas sedes.Não tenhamos medo de nos afirmar,questionar e dar a última palavra, chega de baixar a cara, encorajemos a prevenção e não a intervenção; examinemos a fundo o que leva um estrangeiro a voltar às colônias e acima de tudo rever esses todos os contractos que assinamos com terceiros por que em curto prazo até podem ser interessantes, mas as gerações vindouras pagarão o preço da vossa negligência, e nessa altura iremos correr o risco de ser mais um Iraque, que depois da exploração do petróleo fomentam uma notícia, destroem e retiram o pouco que eles criaram.

Moçambique ACORDA!

10 comentários:

  1. boa rapá...
    gostei da ideia...e ajuda-nos a reflectir um pouco sobre o dito desenvolvimento....
    e tambem ta na hora de pensarmos um pouco no futuro do pais neh..afinal..o futuro e nosso neh..

    bjaoooo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Pela chamada de atenção e visão econômica aplicada a assuntos que também afligem Angola dado a semelhança das nossas economias. Realmente a questão a ilusão trazida pela globalizaçaõ capitalizada não deve ser interpretada na sua plenitude como desenvolvimento. Precisa-se avaliar estatíticamente os efeitos na posiçao das contas nacionais com o exterior. Posição essa que pauta pelo balanço de pagamentos e relação dívida/Pib e reservas internacionais em moeda estrangeira acumulada pelo país. Concordo a chama de atenção para não se repetir os dilemas e efeitos ocorridos com a colonização exploratória dos nossos países...Obrigado. Força Moçambique, força Angola ...FORÇA AFRICA.
    Peconomista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou surpreendido nao so com o conteudo da analise, como o amadurecimento do autor do texto.
    Um abraco amigo e votos de sucessos no Brasil.
    fimdomes

    ResponderExcluir
  4. emCaro "Dodas", primeiro deixa-me dizer que estou CHOCADO com o que li...NO BOM SENTIDO! Não estava a espera que me surpreendesses tão cedo com palavras sábias e análises super realistas e dígnas de serem espalhadas pelo nosso imenso Moçambique, terra da “marrabenta” e do, agora, “Dzucuta”.
    O jovem duma maneira geral não gosta muito de falar de economia no meu ponto de vista, ou melhor dizendo, são poucos aqueles que se manifestam publicamente, num ambiente lúcido e desprovido de influências externas(álcool), para expôrem os seus ideais. Concordo contigo que a Àfrica esta neste momento de pernas para o ar. Concordo também que muitas desculpas são usadas para ocultar o que realmente se esta a passar. Gostava apenas de contribuir com mais uns pontos de vista em relação a situação actual. Descreveste, e muito bem, o que se esta a passar com as chamadas "ajudas internacionais" e multinacionais que decidem vir a Moçambique com o objectivo de estimular o desenvolvimento e contribuir para o bem estar do nosso povo, mas que na verdade tudo não passa de capa para ocultar agendas pouco conhecidas e de índule duvidosa. Estas políticas contribuem para a frustração dos nossos, que se veêm subordinados de BURROS estrangeiros, que ganham 50 vezes mais dinheiro por um trabalho feito na sua maioria por NÓS Moçambicanos!Gostava também que te debruçasses sobre as razões por detrás da benevolência do nosso povo quando isto acontece. Na minha opinião é o velho ditado Inglês “Baggers can´t be Choosers”. O sistema esta de tal forma montado que se o “Negão” decide fazer barulho, passa ainda mais fome! Temos que arranjar outras formas de luta, como esta que aqui apresentas, para chamar a consciência dos “Decision makers” do mundo (as tais grandes e poderosas sociedades secretas) para que não pensem que somos cegos e que não sentimos quando a pele nos é tirada sem anestesia. Temos que lhes fazer entender que sabemos o que esta a contecer, apesar de mantermo-nos quietos e ingulirmos os sapos gigantescos!
    A história do nosso povo Africano vai condicionar o nosso estatuto por muitos e longos anos, NÃO TENHAS DÚVIDAS, mas é tarefa tua, minha e de todos nós jovens principalmente, futuros “Decision makers” deste país, olharmos com olhos de ver, analisarmos possíveis buracos no sitema e fugirmos a esta ditadura passiva de que somos alvo!
    Gostava que convidasses mais pessoas a contribuírem com ideias construtivas e passos a dar para o desenvolvimento real do país e não só para o enriquecimento da “elite” que se associa a estas grandes multinacionais sangue-sugas com cara de anjo e dentes de crocodilo.

    Mais uma vez te felicito!

    ResponderExcluir
  5. oK irmão a luta continua...Africa nosso berço e nossa esperança.

    ResponderExcluir
  6. Bom Bom

    Adorei a iniciativa bom texto...


    Paz e Graça

    ResponderExcluir
  7. that's all good... os comentarios, as criticas sao positivas, mas n se esquecam d uma coisa, todos nos sabemos da situacao q vivemos. O ponto tem que ser parar d discutir pessoas e comecar a discutir ideia. Na proximas intervencoes seria mais interessante comecarmos a dar solucoes para os problemas. Em suma o Blog ta cool, e axo que todo mundo devia se envolver e contribuir

    ResponderExcluir
  8. Parabens Rodolfo
    Boa boa ideia. O que interessa é passar a informacao, os juizos cada uma fara, a sua medida.
    Eu sou daqueles que acredita no nosso Pais. Sabe mandei esta informacao a um grande investidor que estava receioso em ir a Mocambique: resultado...decidiu ir investir la na perola do indico, onde muitos "alienados" pensam que tudo é "ruim"...um dia os cético vao aplaudir...

    ResponderExcluir
  9. PS. tambem me encontro no Brasil, (Rio) por isso terei a oportunidade para lhe felicitar, nao virtulmente.

    ResponderExcluir
  10. Tem toda razão!
    Tudo começa com um sonho/objetivo e teremos de acreditar no nosso Moçambique para tornar o potencial existente em desenvolvimento para o país.
    Sobre o seu colega que decidiu investir em Moçambique, realmente existe muita gente querendo investir na pérola do Índico, porém, as informações que habitualmente encontra-se nos meios de comunicação não são suficiente encorajadoras fazendo com que as pessoas adiem ou optem por outros países.
    Sugiro ainda que incentive o seu colega a procurar a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil Moçambique (um dos escritórios em Minas Gerais) para passar-lhe ainda mais certezas e quem sabe juntos visitarem Moçambique numa das habituais missões empresariais.
    O pessoal da CCIABM é bastante receptivo e posso afirmar que conhecem e acreditam em Moçambique mais que muitos Moçambicanos natos.
    O site é http://cciabm.com/site/?page_id=83
    Obrigado pela mensagem espero conhecê-lo em breve.

    Abraços!

    ResponderExcluir

MozEconomics agradece. Participe sempre.