Páginas

4 de abr. de 2010

A Bolsa de Valores







Como funciona o mercado de capitais?

A empresa quer dinheiro – mais dinheiro.
Para evitar os altos juros cobrados pelos bancos em cima dos empréstimos, uma empresa coloca ações à venda e atrai novos sócios. Eles podem comprar ações ordinárias nominativas – ON –, que dão direito a voto nas reuniões dos acionistas, ou preferenciais nominativas – PN –, que não dão direito a voto, mas têm preferência da hora da distribuição dos dividendos.

Investidores

Pessoas, empresas ou bancos querem multiplicar o dinheiro que têm nas mãos. Eles compram – em uma corretora – ações de uma empresa que acaba de abrir o seu capital ou de lançar novas ações. O dinheiro vai direto para a empresa, sem passar pela bolsa de valores. Por isso, esse mercado é chamado de primário. Bancos, corretoras ou distribuidoras de valores mobiliários ficam com a incumbência de pôr no mercado as ações.

Operacionalização

Ações compradas no mercado primário podem ser vendidas na Bolsa de Valores. É o mercado secundário. As partes só podem negociar por meio de uma das corretoras associadas à Bolsa, que cobram taxas de 0,5 a 2% do valor da operação. Os negócios são fechados por computador ou pelos funcionários da corretora.

A comodidade das ações menos disputadas

São a maioria no mercado, mas representam apenas 15% do dinheiro que circula na Bolsa de Valores. Pertencem a cerca de 530 empresas e são compradas ou vendidas por meio de coomputadores ligados à Bolsa - o Sistema Eletrônico de Negociação.

Ações mais disputadas - Blue Ships

Normalmente este tipo de ações faz parte da maioria dos portifólios diversificados com uma boa opção face o desconhecimento de certas empresas. Na sua maioria são empresas ligadas a mineração, construção civil..

Componentes do mercado de capitais

Direitos e proventos

As empresas propiciam benefícios a seus acionistas, sob a forma de proventos – dividentos e bonificações – ou de direito a preferência na aquisição de novas ações – subscrição.

O Índice Bovespa

O Índice Bovespa, vulgo IBOVESPA ou IBV, é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, porque retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA. Corresponde ao valor atual, em moeda corrente, de uma carteira de ações hipotética.

O que faz os preços das ações subir ou descer?

Mudanças nas taxas de juros

Se elas caem, a bolsa sobe. Investidores tiram o dinheiro de aplicações que rendem juros e aplicam na Bolsa. Quanto mais procuradas, mais as ações têm seu preço aumentado, vice-versa.

Inflação

Quando ela sobe, a Bolsa cai. Os investidores abandonam o mercado de ações e aplicam na poupança ou outros investimentos mais estáveis. Não vale a pena correr os riscos da Bolsa se podem contar com um rendimento seguro mensalmente.

Especulação

Eles podem movimentar os preços para cima ou para baixo. Os mais comuns se referem à troca de ministros, pedidos de concordatas de empresas privadas ou privatizações de estatais. Em abril de 1995, por exemplo, a hipótese de privatização da Telebras fez o Ibovespa disparar 28,02% em relação ao mês anterior. Outro exemplo mais recente foi a compra da GM pelo governo americano que fez as ações valorizarem mais de 7% num único pregão.

Crises Internacionais

A economia de outros países pode repercutir na Bolsa. A crise do subprime, em meados de 2008, fez o Ibovespa despencar aos 29.435 pontos e registrar perda anual em mais de 50%.
Por mais de uma vez no dia o circuit-breaker foi acionado para conter a excessiva volatidade de mercado.


Visualise a evolução do Índice Ibovespa no período pré e pós crise clicando no link abaixo:




Investimentos estrangeiros

Eles promovem altas e baixas na Bolsa. No inicio de 2010, após publicações financeiras de empresas brasileiras comprovando o "V" da análise técnica confirmando que a crise fora superada o índice Ibovespa alcansava patamares pré-crise que logo foi percebido por investidores estrangeiros fazendo com alterasse o fluxo de capitais despencando o dolar norte-americano afetando a indústria exportadora brasileira.
Entretando o Minitério da Fazenda, juntamente com a CVM decidiu taxar a 2% aplicações em renda fixa e na Bolsa de Valores para desestimular a valorização cambial.

Visualise os gráficos para melhor compreensão.
Dica:Cruze os 3 gráficos para entender a dinâmica do mercado.



Atenção: Operadores antiéticos

Ao saber do interesse de um cliente de sua corretora por determinada ação, eles compram lotes dessa ação. Assim, aumentam o preço da ação e, uma vez que a venda está praticamente acertada eles vendem. Esses operadores são conhecidos como ratos. Quando descobertos, eles podem sofrer suspensões.



Outro aspecto importante é o quanto o nível de desenvolvimento de uma economia está associado às opções de captações que a mesma oferece para financiamento de projetos de investimento.
O mercado de capitais é a principal fonte de capital próprio para as empresas, a sua efetividade torna-se vital para o oferecimento desta opção dentro da economia. Portanto, o crescimento e o desenvolvimento de uma economia estão diretamente relacionados com os mecanismos de canalização de suas poupanças para o investimento produtivo.

Sugestão de links:
Bolsa de Valores de Moçambique:

Bolsa de Valores de São Paulo:

Comissão de Valores Mobiliários:

Fonte
FGV - Artigo bolsa de Valores
Trabalho sobre Mercado Financeiro - Evolução do Mercado de Capitais

Procurei explicar de forma generalizada como e porquê existe este mercado que tem servido de termómetro para as grandes economias. O material contém informações baseadas em pesquisas e realidades de mercado, porém não servem de base para escolha de papeis negociados na Bolsa de Valores.

8 comentários:

  1. Oi td joia com vc?
    Encontrei o seu blog por acaso e achei bem bacana
    Continue postando que eu passarei mais vzs rsr

    Pri

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Segui o link que colocaste no teu menssenger e dei aqui.
    Muito legal a tua idéia.
    Estudei alguma coisa sobre Bovespa, mas não tinha noção da Bolsa de Moçambique.
    Continua assim, Moçambique precisa de gente criativa.
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. parabéns mor...gostei do que escreveste! continue escrevendo para nos ensinar um pouco e a seguir essa tua paixão!

    ResponderExcluir
  4. Comeh meu brada dodo !!
    Vi o teu link noutro dia la no teu fb e gramei maningue mas não tenho muito conhecimento de caso para analisar o que escreveste.
    Tinha um conhecimento bem geral da cena e com o que escreveste deu para ter uma visão mais didática!!
    Eu tb não conhecia a bolsa de valores de moçambique, vou ficar mais esperto
    Obrigado pela dica mermao

    Forca meu brada
    vais longe e vou estar de longe te observando e aplaudindo!!

    your cousin

    ResponderExcluir
  5. Dias!!!

    All I can say is that you are making all of us proud!

    Abraço

    AD

    ResponderExcluir
  6. Obrigado!
    Realmente quando decidi escrever sobre a Bolsa foi procurando dividir com o pessoal de Moçambique.
    Aqui no Brasil, a BM&FBOVESPA é a 3a maior em valor de mercado no mundo e a sua divulgação é bem distinta e pretende ter 4,5 milhões de pessoas físicas investindo até 2015.
    Moçambique tem um forte potencial em commodities e algumas empresas de grande porte que poderiam ser atraentes para investidores.
    País em franco crescimento precisará investir em educação financeira incentivando à poupança dentre outros itens para crescer no mercado financeiro global.

    ResponderExcluir
  7. VENHO ESTUDANDO A BOLSA DE VALORES DE MOCAMBIQUE E VC ME AJUDOU BUE.

    ResponderExcluir

MozEconomics agradece. Participe sempre.